segunda-feira, 13 de agosto de 2007

"É filme brasileiro, tá?"


Essa eu li no Globo: uma mulher foi até um cinema, desses multiplex, e como os ingressos para o filme ao qual queria assistir já haviam se esgotado, resolveu ver Saneamento Básico, de Jorge Furtado, que era o único com horário minimamente próximo. Assim que pediu os ingressos, ouviu da bilheteira: É filme brasileiro, tá? Sem entender a frase, resolveu perguntar o porquê do alerta e então, segundo o jornal, a menina da bilheteria respondeu que essa era uma recomendação da direção do cinema.

Bom, todo mundo sabe que multiplex não gosta muito dessa história de exibir filme brasileiro, é mais pela força da lei, mesmo. A verdade é que se não houvesse cota para o cinema nacional, dificilmente veríamos filmes brasileiros, independentemente de serem bons ou não, passando em alguma de suas salas.

Ainda não vi Saneamento Básico, mas em se tratando de Jorge Furtado dá pra se fazer uma idéia da qualidade do seu quarto longa-metragem. Ele também é o responsável por outras coisas bacanas, como O Homem Que Copiava, Houve uma Vez Dois Verões, Meu Tio Matou Um Cara e o maravilhoso documentário Ilha das Flores - que assisti quando ainda estudava pro vestibular.

E, sinceramente, pra terminar, algum de vocês estranhou tal atitude de uma casa que cobra vários reais por um saco de pipocas e um copo de refrigerante de máquina? Diga aí..

Nenhum comentário: