segunda-feira, 17 de setembro de 2007

Até quando não vamos dizer nada?

Escrito nos anos 60 pelo poeta fluminense Eduardo Alves da Costa, o poema No Caminho, com Maiakóvski era (quase) sempre creditado ao russo Vladimir Maiakóvski (1893-1930). Em Mulheres Apaixonadas, Helena, vivida por Christiane Torloni, leu um trecho do poema, dando o crédito correto. Lembro que foi uma polêmica danada, resolvida alguns capítulos depois, em que a autoria de Costa foi reafirmada.

Desde a quarta-feira passada, as palavras de Eduardo Alves da Costa têm ecoado na minha cabeça e só fica uma pergunta: até quando não vamos dizer nada?


No caminho com Maiakóvski

Na primeira noite eles se aproximam
e colhem uma flor de nosso jardim;

e não dizemos nada.

Na segunda noite
já não se escondem,
pisam as flores,
matam o nosso cão;

e não dizemos nada.

Até que um dia
o mais frágil deles
entra sozinho em nossa casa,
rouba-nos a lua e,
conhecendo nosso medo,
arranca-nos a voz da garganta.

E, porque não dissemos nada,
já não podemos dizer nada.




4 comentários:

Renatildes disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Renatildes disse...

Gú,

Sempre atual esse poema. Sobretudo no Brasil, onde sempre estão nos roubando alguma coisa e permanecemos calados!
Fiquei curiosa a respeito do título. Pq No caminho com Maiakóvski?
Sempre que se fala nele, lembro de Zeca Baleiro:
"Não quero ser triste, como um poeta que envelhece lendo Maiakóvski na loja de conveniências..."
Bjs,
Nati

Gustavo Ramiro disse...

Nati, o porquê do título, por sua vez, vem de outra confusão que fazem com o poema de um pastor luterano, alemão, da época do nazismo, Martin Niemöller, também atribuído ao russo Maiakóvski e no qual o autor fluminense certamente se inspirou: "Um dia vieram e levaram meu vizinho que era judeu. Como não sou judeu, não me incomodei. No dia seguinte vieram e levaram meu outro vizinho que era comunista. Como não sou comunista, não me incomodei. No terceiro dia vieram e levaram meu vizinho católico. Como não sou católico, não me incomodei. No quarto dia, vieram e me levaram; já não havia mais ninguém para reclamar."

Unknown disse...

Guga, tô adorando seu blogg!! Não conhecia esse seu "lado escritor"...rss...
No mais, entrei pra dizer que estou com saudades! Qdo vier ao Rio me liga.
Bjos
Gi